Aos Mestres, com carinho!

Aos Mestres, com carinho!
Drummond, Vinícius, Bandeira, Quintana e Mendes Campos

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Você precisa garimpar esta seleção de 25 mil discos raros para download gratuito

Exemplo da ‘fragilidade’ de um disco de 78 rpm

Via Hypeness

Os primeiros discos, gravados entre aproximadamente 1898 e 1950, ficaram conhecidos como 78 rotações. Era esse o número de rotações por minuto que o disco revolvia nas vitrolas da época, e praticamente a totalidade da obra dos grandes artistas dessa época foi registrada e comercializada nesse formato. Um porém determinante que havia nos discos de 78 era o material com o qual eram produzidos, conhecido como goma-laca, que tornava o disco especialmente frágil. Grossos e rígidos, Muitos dos discos literalmente se quebraram, e as gravações perderam-se no tempo.


O projeto comunitário Great 78, no entanto – que justamente visa preservar a memória desses discos – oferece uma incrível contribuição na manutenção e na redescoberta dessa história em áudio, digitalizando e disponibilizando para download um acervo de mais de 25 mil gravações feitas nesse período de tempo, no formato 78. Clássicos como Edith Piaf, Frank Sinatra, Bing Crosby e Judy Garland, entre muitos – realmente muitos – outros encontram-se na lista, que oferece gravações em cerca de 50 diferentes línguas.

A busca pode ser refinada em filtros diversos, do ano de lançamento ao gênero, passando pelo nome do artista, do disco e do idioma. Os arquivos podem ser baixados em diferentes formatos, como TIFF, M3U, MP3 e FLAC – e depois ter o resto da vida para ouvir a época de ouro da canção em 25 mil gravações, devidamente digitalizadas, como numa máquina do tempo sonora.